Escola da Estação

Escola da Estação
Centro Escolar da Estação - Vem comigo nesta viagem fascinante...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

SuperT-Famílias

O SUPERT-FAMÍLIAS correu SUPER BEM!!!
As nossas crianças adoraram o desempenho dos seus familiares!
Aqui estão as fotos que mostram a saudável competição.
Mais uma vez, obrigada a todos pela participação em mais uma actividade que vos foi proposta.







Segunda-feira, 27 de Junho Campeonato SuperT-Famílias, na tua sala às 19h.
Aparece com um familiar e traz o teu baralho SuperT!




______________________________________________________
Mais um ano, mais uma festa de final de ano!













FEIRA A.V.V.L

Mais uma vez a feira AVVL correu muito bem.
A nossa "banquinha" esteve sempre cheia de boa disposição, para além de lindos trabalhos manuais e produtos muito saudáveis.
Obrigada a todos pela participação! 







quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia da Criança

O melhor dia da criança

   Ontem foi dia Dia Mundial da Criança, um dia cheio de animação.
   Logo pela manhã, fomos ao Fórum Cultural de Ermesinde participar na festa de encerramento do projecto da alimentação saudável, que desenvolvemos durante o ano lectivo.
   Participamos com uma dança "Arroz com feijão e bife com batata frita". Dançamos muito bem e no fim fomos aplaudidos. Entretanto assistimos a outras apresentações, também elas divertidas e educativas. No fim do espectáculo, os responsáveis por este projecto declararam-nos Agentes Passe e deram a todos um diploma.
   Acabado o espectáculo, visitamos o fórum e ficamos a saber que antigamente o fórum era uma fábrica de telhas.
   Regressados à escola fomos almoçar.
   Durante a tarde divertimo-nos a valer: jogamos, pintamos e até tivemos direito a palhaços.
   No fim do dia estávamos muito cansados, mas muito felizes.
   Foi um dia da criança fascinante.








E agora é só esperar pelo próximo dia da criança!!!!!





A Maior Flor do Mundo

"A Maior Flor do Mundo" um conto para crianças (e adultos) escrito e narrado por José Saramago. Curto mas cheio de símbolos e enigmas, destinado a uma infância que cresce num mundo marcado pelo individualismo, pela desesperança e falta de ideais.
Uma bonita história de um menino herói, destemido e altruísta, com vontade de ajudar e sem medo de arriscar, demonstrando-nos também alguns valores humanos, que muitas vezes só encontramos nos livros, mas que devíamos encontrar todos os dias em cada pessoa por quem passamos.

 (não se esqueçam de desligar a música do blog)
   Já agora, em título de curiosidade e porque achei interessante, passo a transcrever o que li no sítio da internet (http://cyberteca.wordpress.com/2009/05/30/a-maior-flor-do-mundo-de-jose-saramago/):
   “Por volta dos anos setenta  José Saramago, o nosso Prémio Nobel da Literatura, foi desafiado pelo seu editor para escrever uma história para crianças. Para Saramago que não se achava “…nada certo de poder desobrigar-me dignamente da encomenda, por isso, além da história de uma flor que estava a morrer à míngua de uma gota de água, fui-me curando em saúde pondo o narrador a desculpar-se por não saber escrever histórias para a gente miúda, a quem, por outro lado, diplomaticamente, convidava a reescrever com as suas próprias palavras a história que eu lhes contava…“  a escrita de “A maior flor do mundo”   veio a revelar-se uma agradável surpresa.  Uns anos mais tarde, a história foi reeditada e o sucesso surgiu “…agora com a bênção das extraordinárias colagens que João Caetano fez para a nova edição e que contribuíram de maneira definitiva para o seu êxito. Milhares de novas histórias (milhares, sim, não exagero) foram escritas nas escolas primárias de Portugal, Espanha e meio mundo, milhares de versões em que milhares de crianças demonstraram a sua capacidade criadora, não só como pequenos narradores, também como incipientes ilustradores…“.
   A Maior Flor do Mundo, baseada no conto de José Saramago surge, agora, na linguagem cinematográfica de Juan Pablo Etcheverry  e recebe o prémio de Melhor Curta-Metragem de animação e ficção do Festival de Cinema Ecológico das Canárias.


   E agora, aqui fica o texto criado pelas nossas queridas crianças!


A Maior Flor do Mundo

   Certo dia, um menino e o seu pai regressavam de carro a casa,  quando o pai parou para arrancar uma pequena árvore que queria plantar num vaso em sua casa. 
    Enquanto o pai arrancava árvore o menino apanhou um escaravelho que por ali andava e aprisionou-o numa pequena caixa.
   Quando chegaram a casa, situada numa longínqua aldeia,o menino abriu a caixa para ver melhor o escaravelho e  inesperadamente o  escaravelho fugiu, voando pelo o céu fora. O menino hesitou, mas foi atrás dele.
   Correu, correu, correu e quando deu conta já estava no meio de uma linda floresta .No caminho passou por um rio, por grandes árvores,  por campos coloridos  repletos de belas e cheirosas flores ...
   Mas de repente parecia que a natureza tinha secado, agora havia uma charneca de mato muito seco , sem uma única sombra !
O menino subiu a encosta e quando chegou ao seu topo deparou-se com uma flor, uma flor caída, muito murcha. Decidiu  ele então regar a flor..., mas onde iria ele  buscar água?
   Naquele momento lembrou-se que tinha passado por um rio, mas que longe ele estava! Nem perto, nem longe, ele estava decidido a salvar a flor!
   Desce a colina o menino, atravessa toda a floresta a correr, até que chegou ao rio e com as mãos em forma de concha, recolheu água para regar a flor.
 Gota a gota, vinte vezes para cá e para lá ,pouco a pouco a flor a crescer...que grande ficou e uma enorme sombra acordou.
  Tão cansado estava o nosso pequeno   herói  ,  que   adormeceu   debaixo  da   sombra da flor   do   mundo.Uma   pétala   da   flor   caiu,  que   de   cobertor  ao menino  serviu.Foi   um   agradecimento da flor .
   Entretanto , na aldeia os país do menino estavam preocupados e foram à sua procura . Qual o seu espanto , quando viram aquela magnifica  e enorme flor.
     A partir da daquele dia, na aldeia, o menino foi tratada como um herói, afinal ele tinha feito algo muito maior do que ele!