1) (Só para relembrar) Quantas tampas conseguiram recolher em cada um dos dias da semana? E durante toda a semana?
2) Se continuassem a recolher da mesma forma que nos dias anteriores, ou seja, duplicando sempre, em cada dia, o número de tampas do dia anterior, quantos dias seriam necessários para juntarem 15 000 tampas? E 120 000?
Desafio
A Maria ofereceu rebuçados às suas duas amigas da escola.
Deu três rebuçados à Joana e à Patrícia que estavam junto ao portão. Depois deu metade dos que lhe sobraram à Anita e ficou com quatro rebuçados.
Quantos rebuçados levou a Maria para a escola?
Desafio
A Maria ofereceu rebuçados às suas duas amigas da escola.
Deu três rebuçados à Joana e à Patrícia que estavam junto ao portão. Depois deu metade dos que lhe sobraram à Anita e ficou com quatro rebuçados.
Quantos rebuçados levou a Maria para a escola?
O aniversário da mãe
A mãe do João vai fazer anos e ele foi pedir ajuda ao pai para lhe comprar uma prenda:
- Pai, a mãe faz anos daqui a duas semanas.... e eu preciso de dinheiro...
- Está bem – nas próximas duas semanas, o que preferes: receber 2 euros por dia ou receber hoje um cêntimo e em cada um dos dias seguinte receber o dobro do dia anterior?
Desafio
Pares e ímpares
Como sabes, a soma de um número par com um número ímpar é sempre ímpar.
Que podes afirmar acerca do seu produto?
E se forem dois números ímpares: que podes dizer da sua soma e do seu produto?
E se forem três números ímpares?
Explora estas questões com a ajuda da tua calculadora.
Deves organizar-te e escrever as experiências efectuadas no teu caderno.
Desafio da semana
A Filipa é a irmã mais velha da Bárbara. Ela tem o dobro da idade da sua irmã e a sua diferença de idades é de 5 anos.
Descobre a idade das duas meninas.
A Maria é uma boa aluna. Gosta de estar na escola e o seu passatempo favorito é brincar com a Matemática. Quase todos os dias brinca com os números, com as figuras geométricas,...
A menina cada vez que olha à sua volta vê situações relacionadas com a Matemática e está sempre interessada.
Mais uma vez, o fim-de-semana da Maria foi passado à volta da Matemática, só que, desta vez, a sua preocupação era com as metades e com os quartos. Os seus colegas estavam com muitas dificuldades e ela queria ajudá-los.
Na segunda-feira seguinte, a Maria foi para a escola e, quando olhou em seu redor viu a maior confusão porque os seus colegas não percebiam nada do assunto e até brincavam com isso:
- Um quarto é a divisão da casa que eu mais gosto. Aí posso dormir à vontade! - dizia o Nuno em voz alta .
Todos começaram numa risota imparável e a Maria resolveu levantar-se.
Os colegas ficaram muito surpreendidos com a atitude da Maria porque sabiam que ela era muito tímida e introvertida. Um silêncio absoluto invadiu a sala de aula e a Maria disse:
- Estão a ver o meu relógio?
Todos tentaram espreitar e um dos colegas disse:
- Tem um palhaço no mostrador!
- Pois tem! - disse a Maria.
- O que é que isso tem a ver com a aula de Matemática? - perguntou a Isabel.
- É isso que vamos ver! Quero que alguém me responda ao seguinte desafio:
- Pois tem! - disse a Maria.
- O que é que isso tem a ver com a aula de Matemática? - perguntou a Isabel.
- É isso que vamos ver! Quero que alguém me responda ao seguinte desafio:
dividir o mostrador do relógio ao meio (através de uma linha recta imaginária), de forma a que a soma dos números de cada uma das partes seja igual. - disse a Maria.
Ajuda a encontrar a solução
O entusiasmo foi geral. Uns tentavam debruçar-se no braço da Maria, outros faziam os registos nos seus cadernos e a Maria esperava ansiosa pela resposta dos colegas.
A professora foi circulando pelos grupos de meninos e apreciando o seu
entusiasmo.
-Já sei! - exclamou o Ricardo.
- Queres explicar aos teus colegas como é que pensaste?- disse a professora.
- Queres explicar aos teus colegas como é que pensaste?- disse a professora.
O Ricardo levantou-se e fez os registos no quadro. Depois foi a Marta e mostrou o raciocínio do seu grupo e, um grupo de cada vez, foi mostrando as diferentes estratégias utilizadas para a resolução do desafio da Maria.
A Maria estava feliz e pensou para consigo:
-Pelo menos já perceberam o que é metade!
-Trrim, trrim- soava a campainha da saída. Os alunos arrumaram e saíram calmamente.
No dia seguinte, os alunos foram a uma visita de estudo ao “Museu do Azulejo” e a professora aproveitou a situação para explorar um conceito matemático: a metade. E, na manhã seguinte, após um período de reflexão sobre a visita de estudo, deu aos alunos a seguinte actividade:
Observa a figura que representa um quadrado dividido em oito triângulos
Pinta metade do quadrado da forma que quiseres.
Faz o registo das possibilidades que encontraste. Se quiseres tenta encontrar todas as soluções possíveis.
Surgiu uma discussão interessante na turma. Os alunos pintaram metade do quadrado, de diferentes formas, e cada grupo apresentou a sua solução aos colegas.
Entretanto, o Ricardo continuava a rabiscar no seu caderno quadriculado. A professora perguntou-lhe:
- Passa-se alguma coisa, Ricardo?
- Não, professora! Gostei muito do “Museu do Azulejo” e, por isso, estou aqui a representar outros azulejos. E, em cada um deles, apenas pinto metade.
A professora achou a situação muito interessante e resolveu olhar para os registos do Ricardo.
Achas que o Ricardo pintou a metade de cada um dos
azulejos?
Depois desta situação estar resolvida a professora pediu aos alunos que, em grupo, fizessem um pequeno resumo da visita de estudo. O grupo da Maria gostava muito de escrever no computador e pediu à professora para os deixar ir para a biblioteca. E, assim foi, a Maria, o Ricardo, a Marta e a Sofia correram apressadamente para a biblioteca e sentaram-se todos em redor do computador que estava a um cantinho.
Todos os textos referiam o quão interessante tinham sido todas as actividades, principalmente as de Matemática!
Desafio da semana
Joga várias vezes, com o teu pai, o joga das damas.
Usa o jogo que lhe deste no Dia do Pai.
Diverte-te e aproveita para ganhares!
DESAFIO
Rui, o detective!
A Sara e o Rui estão a fazer um jogo de detectives e encontraram as seguintes pistas.
- Um número de 2 algarismos menor que 50.
- A soma dos seus algarismos é 12.
- A diferença entre os algarismos é 4.
Que número é que eles encontraram? __________________
- Um número de 2 algarismos.
- Um é metade do outro.
- O número é maior do que 50.
- A soma dos seus algarismos é múltiplo de 4.
Que número é que eles encontraram, desta vez? __________________DESAFIO
Numa festa cinco amigos encontraram-se. Todos apertaram a mão a cada um dos outros, uma única vez.
Quantos apertos de mão foram dados?
Explica o teu raciocínio.
A Sofia e o António foram à quinta dos seus avós e viram algumas galinhas e alguns porcos.
O António disse que viu 18 animais. A Sofia concordou com o António e acrescentou que tinha contado um total de 52 patas.
Quantas galinhas e quantos porcos foram vistas pelo António e pele Sofia?
O professor da turma da Mati deu 5 berlindes a cada um dos seus alunos e ficou com 6. Ele queria dar mais um berlinde a cada um deles, mas faltava-lhe 1.
Quantos berlindes tinha antes de os distribuir?
Desafio da semana
A Mati convidou dez amigos para conhecerem a sua nova casa que tem
uma piscina. Pediu-lhes para n˜ao se esquecerem de levar toalha e fato
de banho.
Quando chegaram, sete traziam toalha e cinco fato de banho. Desses,
apenas trˆes traziam toalha e fato de banho.
Quantos amigos da Mati não traziam nada?
A Mati, o Tico, a Zizi e o Jonas vivem no Bairro da Fantasia em 4
casas seguidas. Todos têm um animal de estimação: um gato, um
cão, uma tartaruga e um canário.
· O gato é vizinho da tartaruga.
· A Mati não é vizinha da Zizi nem do Tico.
· A Mati tem uma tartaruga.
Quem é o dono do gato?
Explica, por palavras ou com desenhos, como chegaste à tua conclusão.
casas seguidas. Todos têm um animal de estimação: um gato, um
cão, uma tartaruga e um canário.
· O gato é vizinho da tartaruga.
· A Mati não é vizinha da Zizi nem do Tico.
· A Mati tem uma tartaruga.
Quem é o dono do gato?
Explica, por palavras ou com desenhos, como chegaste à tua conclusão.
Resposta:________________________________________________
DESAFIO
A Zé perguntou ao Jonas:
– Sabias que, enquanto uma lebre d´a 5 saltos, um canguru apenas dá 2?
Ao que o Jonas retorquiu:
– Claro que sim! E tu, sabes quantos saltos dá o canguru, enquanto a
lebre dá 75 saltos?
Faz tu os cálculos e determina o número de saltos que o canguru dá.
– Sabias que, enquanto uma lebre d´a 5 saltos, um canguru apenas dá 2?
Ao que o Jonas retorquiu:
– Claro que sim! E tu, sabes quantos saltos dá o canguru, enquanto a
lebre dá 75 saltos?
Faz tu os cálculos e determina o número de saltos que o canguru dá.
Resposta:
Ano Lectivo 2011/2012
Vamos lá aguçar os lápis para trabalhar!!!
Desafio nº1
O João e a Inês vão receber computadores novos no próximo Natal, oferecidos pelos pais.
- Os pais do João vão ficar a pagar €47 por mês, durante 12 meses. Qual é o valor que vão pagar pelo computador?
- Os pais da Inês vão pagar €63 por mês durante 8 meses. Qual é o computador mais caro?
Desafio nº2
Desafio 3
A D. Maria é vendedora de ovos. Na feira de sábado, ao Sr. Joaquim vendeu metade dos ovos que levava e ofereceu-lhe um ovo. À D. Filomena vendeu metade dos ovos que ainda tinha e ofereceu-lhe um ovo. Finalmente, à Joaninha vendeu metade dos restantes e ofereceu-lhe um ovo. Como não apareceram mais clientes, sobraram-lhe dois ovos.
1.1.Quantos ovos levou a D. Maria para a feira?
1.2.Quantos ovos levou cada um dos clientes?
Desafio 4
Cinco amigos combinaram encontrar-se no parque tendo chegado com cinco minutos de intervalo entre cada um.
A Inês chegou 10 minutos depois da Estrela.
O Ulisses e o Pedro já estavam a jogar à bola quando o João chegou.
O João chegou 5 minutos depois da Inês.
A Estrela estava a saltar à corda quando o Pedro chegou na sua bicicleta.
Indica a ordem de chegada dos amigos ao parque.
Alguns destes números são múltiplos de 3:
123 236 615 730
Desafio 6
O Nuno leu a história do professor Matema, que construiu uma máquina dos números.
Quando o professor Matema colocou na abertura da máquina o número 4, saiu o 14.
- Se o professor colocar na máquina o 12, que número sairá?
- Que número teria de colocar na máquina o professor Matema, para que lhe saísse o 46?
Explica como chegaste à tua resposta.
Podes fazê-lo utilizando palavras, desenhos ou contas.
Desafio 7
Para construírem este instrumento musical, eles precisam do seguinte material:
Desafio 8
O Luís e os seus dois amigos andaram a brincar às alturas, como podes observar na figura. Os três amigos têm alturas diferentes.
Explica como chegaste à tua resposta.
Podes fazê-lo utilizando palavras, desenhos ou contas.
Desafio 7
O grupo da Joana vai construir instrumentos musicais como o da figura.
Para construírem este instrumento musical, eles precisam do seguinte material:
X.1 Descobre quantos instrumentos musicais o grupo da Joana consegue construir se tiver: 25 caricas
15 pregos
8 tábuas
Mostra como chegaste à tua resposta, usando palavras, desenhos ou contas.
15 pregos
8 tábuas
Mostra como chegaste à tua resposta, usando palavras, desenhos ou contas.
Desafio 8
O Luís e os seus dois amigos andaram a brincar às alturas, como podes observar na figura. Os três amigos têm alturas diferentes.
X.1 Tendo em conta apenas as medidas indicadas na figura, escreve o nome dos três amigos, do mais baixo para o mais alto. Explica como encontraste a resposta.
Desafio 9
A tabela indica o número de latas de comida necessárias para alimentar um cão, por dia, em função do seu peso.
Desafio 9
A tabela indica o número de latas de comida necessárias para alimentar um cão, por dia, em função do seu peso.
O Pantufa é um cão que pesa 20 kg.
X.1 Quantas latas a dona do Pantufa tem de comprar, para o alimentar durante uma semana?
X.1 Quantos alunos há na sala do Francisco?
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo usando palavras, esquemas ou cálculos
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo utilizando palavras, desenhos ou cálculos.
Desafio10
A Ana recebeu, no dia dos anos, a caixa de bombons representada na figura. No mesmo dia comeu dos bombons da caixa.
Quantos bombons comeu a Ana nesse dia?
Desafio11
Desafio13
O bolo de anos do Francisco tem a forma de um cubo. Todo o bolo está coberto com chocolate, excepto a parte de baixo.
Partiu-se o bolo em 27 cubinhos iguais.
X.1 Quantos cubinhos têm apenas 1 face coberta com chocolate?
Desafio12
Na sala do Francisco os alunos estão sentados por filas e essas filas têm todas o mesmo número de lugares. Todos os lugares da sala estão ocupados.
O Francisco tem:
- dois alunos sentados à sua frente;
- um aluno sentado atrás de si;
- dois alunos sentados à sua direita;
- e três alunos sentados à sua esquerda.
X.1 Quantos alunos há na sala do Francisco?
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo usando palavras, esquemas ou cálculos
A Carla comeu metade de um chocolate.
A Sara comeu metade de outro chocolate.
Lê os seus comentários:
Carla: - Comi mais chocolate do que tu.
Sara: - Não é verdade, comeste exactamente a mesma quantidade de chocolate do que eu.
X.1 A Carla tem razão no que diz.
Explica como é possível a Carla ter comido mais chocolate do que a Sara.
Desafio14
Na gelataria, há quatro ingredientes diferentes para colocar
por cima do gelado:
• raspa de chocolate;
• amêndoa;
• chantili;
• gomas.
O Nuno escolheu um gelado e decorou-o colocando por cima
raspa de chocolate e amêndoa.
A Clara também queria decorar o seu gelado com dois dos
ingredientes.
De quantas maneiras diferentes poderia a Clara decorar o seu
gelado?
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo
utilizando palavras, desenhos ou contas.
Desafio15
O Pedro pesou, na balança A, os seus dois gatos, o Cinza e o Malhado, e o seu cão Faísca.
Depois pesou só o gato Malhado na balança B.
Os dois gatos têm o mesmo peso.
Quanto pesa o cão do Pedro?
Desafio16
Um coala bebé vive no Jardim Zoológico e pesa 500 gramas. Quando chegar a adulto, pesará 20 vezes mais.
Qual será o seu peso, em quilogramas, quando for adulto?
Explica como encontraste a tua resposta. Para o fazeres, podes usar palavras ou contas.
Desafio17
Num passeio à serra, o Luís apanhou um raminho de sargaços e papoilas.
Quando chegou a casa colocou as flores numa jarra.
- Que lindo ramo! - disse a mãe. - Apanhaste 6 flores, o mesmo número dos teus anos.
O Luís contou as pétalas dos sargaços e das papoilas e disse:
- Já viste, mãe, as 6 flores têm ao todo 28 pétalas, é mesmo a tua idade.
Desafio18
Estes são só se quiseres fazer.
Desafio14
Na gelataria, há quatro ingredientes diferentes para colocar
por cima do gelado:
• raspa de chocolate;
• amêndoa;
• chantili;
• gomas.
O Nuno escolheu um gelado e decorou-o colocando por cima
raspa de chocolate e amêndoa.
A Clara também queria decorar o seu gelado com dois dos
ingredientes.
De quantas maneiras diferentes poderia a Clara decorar o seu
gelado?
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo
utilizando palavras, desenhos ou contas.
Desafio15
O Pedro pesou, na balança A, os seus dois gatos, o Cinza e o Malhado, e o seu cão Faísca.
Depois pesou só o gato Malhado na balança B.
Os dois gatos têm o mesmo peso.
Quanto pesa o cão do Pedro?
Desafio16
Um coala bebé vive no Jardim Zoológico e pesa 500 gramas. Quando chegar a adulto, pesará 20 vezes mais.
Qual será o seu peso, em quilogramas, quando for adulto?
Explica como encontraste a tua resposta. Para o fazeres, podes usar palavras ou contas.
Desafio17
Num passeio à serra, o Luís apanhou um raminho de sargaços e papoilas.
Quando chegou a casa colocou as flores numa jarra.
- Que lindo ramo! - disse a mãe. - Apanhaste 6 flores, o mesmo número dos teus anos.
O Luís contou as pétalas dos sargaços e das papoilas e disse:
- Já viste, mãe, as 6 flores têm ao todo 28 pétalas, é mesmo a tua idade.
- Quantas papoilas apanhou o Luís?
Desafio18
No dia da árvore foram plantadas, no distrito do Porto, 3368 árvores. Dessa árvores, 1126 foram plantadas em jardins públicos.
Das restantes, metade foram plantadas pelos alunos do 2.º ciclo e as restantes pelos do 1.ºciclo.
Quantas árvores plantaram os alunos do 1.º ciclo?
Estes são só se quiseres fazer.
- Com 1kg de amêndoas, quantos pacotes se poderão encher, se cada pacote levar:
0.5 kg 250g 200g 100g 125g
- • Quantas embalagens de 250g se podem fazer com 10kg de manteiga?
- • Quantas tabletes de 100g se podem fazer com 1,5kg de chocolate?
- • Com 1kg de ouro quantos anéis de 10g se podem fazer?
- • Qual pesa mais? 1kg de arroz ou 1kg de algodão?
- • Qual pesa menos? 1 tonelada de ferro ou 1 tonelada de plástico?
Desafio19
Depois da aula de matemática, o Afonso e o Miguel ficaram a brincar com os cubos do material Cuisenaire que tinham em cima da mesa.
Foram empilhando os cubos para construir uma torre, mas verificaram que lhes faltavam alguns cubos para completarem a última camada como mostra a figura.
Das opções seguintes, escolhe o número que representa a quantidade de cubos disponíveis que os dois amigos tinham para brincar. Justifica a tua escolha.
Bom fim de semana
O Aníbal, aluno do 4.º ano, tem 3 coelhos: o pai,a mãe e o filho, que curiosamente são todos brancos. Como tem uma balança, junto da coelheira, lembrou-se de pesar os coelhos e verificou que, em conjunto, pesavam 5,6Kg. Por outro lado, verificou que a mãe pesava o dobro da filho e o pai pesava o dobro da mãe. Quanto pesava cada um dos coelhos do Aníbal?
Desafio 21.2 (se quiseres)
A professora
Luísa pediu aos seus alunos para pintarem a camisola, as calças e o skate do
menino da figura (em cima). Todos os alunos têm apenas o amarelo, o verde e o
castanho para o poderem pintar.
Ao fim de entregarem os trabalhos, a professora
verificou que nenhuma das pinturas era igual.
Qual será o
número máximo de alunos que a professora Luísa poderá ter?
Desafio19.1 (só se quiseres fazer)
Depois da aula de matemática, o Afonso e o Miguel ficaram a brincar com os cubos do material Cuisenaire que tinham em cima da mesa.
Foram empilhando os cubos para construir uma torre, mas verificaram que lhes faltavam alguns cubos para completarem a última camada como mostra a figura.
Das opções seguintes, escolhe o número que representa a quantidade de cubos disponíveis que os dois amigos tinham para brincar. Justifica a tua escolha.
a)
116 b)
122
c) 130
d) 144
Desafio 20
Desafio 21
Desenha no quadriculado três rectângulos diferentes, de 12 cm2 de área.
Desafio 21.1 (se quiseres)
Coloca um algarismo em cada um dos , de forma a que o resultado da subtracção fique correcto.
Um número:
• é maior do que 10 e menor do que 30;
• a soma dos seus algarismos é 8;
• é par.
• é maior do que 10 e menor do que 30;
• a soma dos seus algarismos é 8;
• é par.