Escola da Estação

Escola da Estação
Centro Escolar da Estação - Vem comigo nesta viagem fascinante...

O que vai acontecendo...

   
 5 de Outubro - Inauguração da Escola

























 Centro Escolar da Estação






    Durante a segunda semana de Outubro estivemos a estudar os sólidos geométricos e até foi divertido!
   Construímos modelos de sólidos geométricos com palhinhas e plasticina e através dessas construções contámos o número de faces, de arestas e de vértices que cada sólido tem.





















     
   Durante o mês de Dezembro de 2010, na Actividade Extra Curricular Ciências Experimentais, a nossa turma,  estudou as partes constituintes de uma árvore (raiz, folha simples/composta, flor e fruto).
            Deste modo, os alunos em quatro aulas recolheram, manipularam e observaram os materiais acima mencionados, no final de cada aula registavam os dados apreendidos e aprendidos, expondo os trabalhos no placard da sala de aula.
            Numa quinta aula para a conclusão do trabalho, os alunos elaboraram em cartolina as partes constituintes da árvore, colando-as e legendando-as numa folha individual A4, expondo-as, também, no painel da sala de aula.






























 Foram actividades muito interessantes!





   O Natal da Escola foi uma alegria!
  Fomos todos ao circo e no final juntamos a família e os amigos na escola!


 No dia de 6 de Janeiro estava muito mau tempo, chovia e estava muito frio, por essa razão festejamos os Reis na escola, cantando de sala em sala. Mesmo com mau tempo, conseguimos manter a tradição.























    A mãe de uma aluna resolveu fazer-nos uma grande surpresa.
    Durante cerca de dois meses preparou lindos presentes para nos oferecer. Às meninas ofereceu uma linda caixinha para guardarem as  "jóias" e aos rapazes uma "placa" para colocar na porta do quarto.
   Foi um momento de muita alegria!
   Desde já o nosso muito OBRIGADA!






















































         Obrigada MÃE, fiquei feliz e os     
           meus amigos também!


O Inverno

Na nossa turma, todos gostam muito de desenhar e pintar.


Desta vez estivemos a pintar o placard de "Inverno", usando uma técnica diferente: pintamos um boneco de neve usando uma esponja. Para "desenhar" a neve usamos o nosso próprio dedo.
Todos os bonecos de neve ficaram muito idênticos, pois todos usamos o mesmo molde.




















O nosso Carnaval








O Carnaval na escola foi muito divertido!!!



                        A Primavera chegou à escola!

   Para festejar a chegada da Primavera fomos dar um passeio pelo monte.
   Foi um passeio espectacular, porque estivemos em contacto com a Natureza.
   De início a Natureza estava triste, porque o Homem não sabe o que faz e naquele lugar não havia vida, tinha ardido tudo.
   Mais à frente encontramos uma linda vegetação e paramos para lanchar, mesmo à beira de um rio, o rio Simão.
   Aqui a paisagem era espectacular e ainda mais espectacular ficou porque a Primavera chegou.
   Entretanto continuamos a caminhar e cada vez apreciávamos mais a Natureza: cascatas de água, teias de aranha, flores, borboletas...
   Foi uma manhã divertida, uma aventura na Natureza!


Estafeta da Leitura em Concelhia

   No dia 5 de Abril, a turma do 3º Ano do Centro Escolar Estação (3ºAE), participou no projecto “Estafeta da Leitura em Concelhia”.
   Foi uma experiência muito interessante, pois a turma serviu de estafeta e o “testemunho” era um conto.
   Este projecto representou o envolvimento de várias instituições do concelho, num circuito do conto – dramatizado, lido ou contado. Arrancou no auditório da Biblioteca Municipal de Valongo, com a leitura dramatizada de “Um menino que gostava de ler” de Dorindo Carvalho. Prosseguiu no Centro Escolar Estação, onde foi entregue o testemunho aos alunos do 3º Ano.  
Esta turma tinha agora a missão de levar o testemunho a outra “estação”.
 Assim sendo, deslocaram-se à E.B.2,3 de Campo, onde os esperava uma turma do 2º Ano da escola da Azenha.
     A professora do 3ºAE leu um livro muito acarinhado pela sua turma: “Dragões, Duendes e outros bichos”, de Carlos Campos e no final apresentaram um PowerPoint com a história recontada por eles, mas toda em verso.
    Depois de passarem o testemunho, as professoras da E.B2,3 de Campo leram a história do Zbiriguidófilo do livro “Zbiriguidófilo e outras histórias” de Pitum Keil do Amaral. Foi um momento muito agradável, todos se mantiveram calados e atentos durante toda a leitura da história. Estavam tão imersos que a certa altura até deram um pulo do lugar, pois o Zbiriguidófilo estava escondido onde ninguém esperava…
   A missão do 3ºAE acabou aqui, mas o testemunho percorreu todo o concelho de Valongo e terminou na Biblioteca Municipal de Valongo, onde todos tiveram a oportunidade de ouvir  mais uma história.
   Todos gostaram da experiência, pois são imensas as vezes em que os contos levam as crianças em fantásticas viagens e desta vez o privilégio foi das crianças: “Os livros viajaram, nas suas mãos, por todo o concelho.”