Escola da Estação

Escola da Estação
Centro Escolar da Estação - Vem comigo nesta viagem fascinante...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Maior Flor do Mundo

"A Maior Flor do Mundo" um conto para crianças (e adultos) escrito e narrado por José Saramago. Curto mas cheio de símbolos e enigmas, destinado a uma infância que cresce num mundo marcado pelo individualismo, pela desesperança e falta de ideais.
Uma bonita história de um menino herói, destemido e altruísta, com vontade de ajudar e sem medo de arriscar, demonstrando-nos também alguns valores humanos, que muitas vezes só encontramos nos livros, mas que devíamos encontrar todos os dias em cada pessoa por quem passamos.

 (não se esqueçam de desligar a música do blog)
   Já agora, em título de curiosidade e porque achei interessante, passo a transcrever o que li no sítio da internet (http://cyberteca.wordpress.com/2009/05/30/a-maior-flor-do-mundo-de-jose-saramago/):
   “Por volta dos anos setenta  José Saramago, o nosso Prémio Nobel da Literatura, foi desafiado pelo seu editor para escrever uma história para crianças. Para Saramago que não se achava “…nada certo de poder desobrigar-me dignamente da encomenda, por isso, além da história de uma flor que estava a morrer à míngua de uma gota de água, fui-me curando em saúde pondo o narrador a desculpar-se por não saber escrever histórias para a gente miúda, a quem, por outro lado, diplomaticamente, convidava a reescrever com as suas próprias palavras a história que eu lhes contava…“  a escrita de “A maior flor do mundo”   veio a revelar-se uma agradável surpresa.  Uns anos mais tarde, a história foi reeditada e o sucesso surgiu “…agora com a bênção das extraordinárias colagens que João Caetano fez para a nova edição e que contribuíram de maneira definitiva para o seu êxito. Milhares de novas histórias (milhares, sim, não exagero) foram escritas nas escolas primárias de Portugal, Espanha e meio mundo, milhares de versões em que milhares de crianças demonstraram a sua capacidade criadora, não só como pequenos narradores, também como incipientes ilustradores…“.
   A Maior Flor do Mundo, baseada no conto de José Saramago surge, agora, na linguagem cinematográfica de Juan Pablo Etcheverry  e recebe o prémio de Melhor Curta-Metragem de animação e ficção do Festival de Cinema Ecológico das Canárias.


   E agora, aqui fica o texto criado pelas nossas queridas crianças!


A Maior Flor do Mundo

   Certo dia, um menino e o seu pai regressavam de carro a casa,  quando o pai parou para arrancar uma pequena árvore que queria plantar num vaso em sua casa. 
    Enquanto o pai arrancava árvore o menino apanhou um escaravelho que por ali andava e aprisionou-o numa pequena caixa.
   Quando chegaram a casa, situada numa longínqua aldeia,o menino abriu a caixa para ver melhor o escaravelho e  inesperadamente o  escaravelho fugiu, voando pelo o céu fora. O menino hesitou, mas foi atrás dele.
   Correu, correu, correu e quando deu conta já estava no meio de uma linda floresta .No caminho passou por um rio, por grandes árvores,  por campos coloridos  repletos de belas e cheirosas flores ...
   Mas de repente parecia que a natureza tinha secado, agora havia uma charneca de mato muito seco , sem uma única sombra !
O menino subiu a encosta e quando chegou ao seu topo deparou-se com uma flor, uma flor caída, muito murcha. Decidiu  ele então regar a flor..., mas onde iria ele  buscar água?
   Naquele momento lembrou-se que tinha passado por um rio, mas que longe ele estava! Nem perto, nem longe, ele estava decidido a salvar a flor!
   Desce a colina o menino, atravessa toda a floresta a correr, até que chegou ao rio e com as mãos em forma de concha, recolheu água para regar a flor.
 Gota a gota, vinte vezes para cá e para lá ,pouco a pouco a flor a crescer...que grande ficou e uma enorme sombra acordou.
  Tão cansado estava o nosso pequeno   herói  ,  que   adormeceu   debaixo  da   sombra da flor   do   mundo.Uma   pétala   da   flor   caiu,  que   de   cobertor  ao menino  serviu.Foi   um   agradecimento da flor .
   Entretanto , na aldeia os país do menino estavam preocupados e foram à sua procura . Qual o seu espanto , quando viram aquela magnifica  e enorme flor.
     A partir da daquele dia, na aldeia, o menino foi tratada como um herói, afinal ele tinha feito algo muito maior do que ele!

2 comentários:

  1. Tal como o menino de "A Maior Flor do Mundo", a Professora Alexandra "rega" os meninos da sua turma de forma grandiosa. Como reconhecimento, os meninos cobrem-na com as suas pétalas. É ver os seus sorrisos, rasgados, quando falam em si ou estão consigo. Obrigada por ser professora.

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço pela forma grandiosa com que vocês têm vindo a educar os vossos filhos, fazendo com que o meu jardim seja composto por vinte e quatro lindas flores. São realmente crianças fantásticas, com uma capacidade extraordinária de compreensão e boa vontade!
    Na sala, o nosso lema é mesmo a amizade e espero que o seja durante muitos anos!

    ResponderEliminar