A semana da leitura correu muito bem, pois estivemos rodeados de boas surpresas: livros com histórias fantásticas, visitas inesperadas à sala, convívio com os mais pequenos…
Aqui ficam as fotografias que mostram o nosso trabalho, todo ele feito com muito gosto e dedicação.
Começamos pelas Caretas da Lua de Carmen Andrade. Neste livro da colecção «Os pintinhas», Pedro e Rui estão muito divertidos a ver as figuras que as nuvens desenham quando, de repente, reparam na Lua. Como é possível que a Lua se veja quando ainda é de dia? O Pedro, que é um menino que sabe muitas coisas, resolve explicar ao Rui as caretas que a Lua faz.
Com esta história todos podemos recordar a matéria que já havíamos aprendido em Estudo do Meio. E que bom é recordar…
Passamos depois à elaboração de marcadores de livros e desta vez o trabalho foi a dobrar, pois quisemos oferecer um a todos os meninos do 1.ºano. Os marcadores ficaram muito bonitos e os meninos do 1º ano muito felizes.
Em todos os marcadores escrevemos: Ler é ter asas e voar
A nossa aventura não acabou aqui! Continuamos com o livro Histórias para Contar em Noites de Luar, de José Fanha, onde a magia estala por entre as palavras e nos dá asas para voar... Começamos por A Máquina de Apanhar Poetas, leitura que recomendamos a todos os adultos que vivem obstinados com a sua profissão, com o seu cargo, enfim com a sua vida de adulto e que se esquecem que "O amor é um pássaro verde num campo azul no alto da madrugada!".
E não é que tivemos uma visita inesperada...Um verdadeiro poeta, daqueles que deixam a criança andar solta, apareceu na nossa sala?!
E não é que tivemos uma visita inesperada...Um verdadeiro poeta, daqueles que deixam a criança andar solta, apareceu na nossa sala?!
Foi realmente o melhor presente que poderíamos ter, um poeta a ouvir-nos!!! E que bem nos compreendeu.
Claro que não hesitamos e tal como na história logo o condecoramos com três malmequeres.
No final do dia todos tivemos direito a uma foto...
A aventura das histórias continuou, mas desta vez nas salas da pré.
Foi com muito amor e carinho que depois de ler um livro ensaiamos uma pequena mas bonita dramatização para apresentar aos meninos. Tudo se resumia à diferença:
Fomos muito bem recebidos e adoramos a experiência. Partilhar é mesmo muito bom e quando se partilham leituras, ainda melhor.
Foi assim a nossa Semana da Leitura, bastante simples, mas cheia de interesse, motivação, empenho e dedicação.
Lemos, sentimos, voamos, partilhamos e mais do que tudo fomos e sempre seremos grandes amigos.
Lemos, sentimos, voamos, partilhamos e mais do que tudo fomos e sempre seremos grandes amigos.
"Por hoje é tudo, abram as janelas e podem voar!"
José Fanha
E já agora, nunca deixem de ser crianças!!!
Gosto da parte em que dizes; "Nós Gostamos de Ler"! E sabemos ler. Temos talvez dificuldade em fazer floreados para ficar bem vistas nas semanas da leitura ou noutras que alguns inventam para brilhar! Sabes como detesto as semanas e os dias disto ou daquilo! Soam a forçado, a algo que vem de fora e que raramente entra!
ResponderEliminarMas como bem dizes,nós sabemos ler e por isso o nosso projeto de leituras não se resume a dias e semanas...
Não aparecem os Pais e os Amigos na sala para ler durante o ano letivo? Não tabalhamos Autores e livros de forma continuada? Não trocamos livros e opiniões acerca deles?
Até trabalhamos livros que caem do céu! Ou das nuvens!
Sim, a semana da leitura foi cheia de surpresas muito agradáveis e amigos especiais, e talvez concorde com mais leituras, mas que valerá de pouco se tivesse terminado por aí!
Ainda bem que nem todas as bibliotecas fecham para descanso depois das semanas da Leitura e só abrem no próximo ano por altura da tal semana...
Até para a semana! Com muitas leituras!